"Solidão invisível" afeta milhares de donas de casa silenciosamente TCM expõe rombos, irregularidades em contratos licitatórios e caos em Salinópolis Catálogo da COP30 aponta para consumo elitista, com escolha "verde" inflacionada
Inclusão

Carteiras de gratuidade para Pessoas com Deficiência são prorrogadas até junho

Portaria foi publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial do Estado (DOE)

  • 647 Visualizações
  • 27/12/2024, 15:30
Carteiras de gratuidade para Pessoas com Deficiência são prorrogadas até junho

A diretoria colegiada da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte do Pará (Artran), no exercício de suas atribuições, e considerando a carteira que dá direito ao benefício de Isenção Tarifária para Pessoas Com Deficiência (PCD), publicou, nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial do Estado (DOE), portaria prorrogando a validade de todas as carteiras vencidas em 2024.

As carteiras foram prorrogadas até o dia 30 de junho de 2025, dando o direito para os usuários utilizarem as carteiras vencidas sem nenhum prejuízo. Neste ano de 2024, foram impressas 15.314 carteiras para PCD’s residentes no Pará.

Entenda o direito à gratuidade PCD

Segundo o Decreto nº1935/2017, as pessoas portadoras de deficiência mental, sensorial e motora, de caráter permanente, têm o direito de gratuidade nos Serviços Públicos de Transporte. Para isso, basta apresentar documento a ser expedido, de acordo com procedimento definido pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon Pará), substituída pela Artran, conforme a Lei Estadual nº 10.308, de 26 de dezembro de 2023.

O benefício de isenção tarifária concedido à pessoa com deficiência sensorial, mental, ou motora de caráter permanente será estendido a seu acompanhante nas hipóteses em que a junta médica prevista no artigo 249, inciso VI, alínea "a" da Constituição Estadual reconheça sua necessidade para desempenho das atividades diárias da pessoa com direito ao benefício. Além disso, o mesmo Decreto, considera acompanhante aquele que acompanha a pessoa com deficiência, podendo ou não desempenhar as funções de atendente pessoal. 

Agência Pará

Foto: Maycon Nunes/Ag.Pará

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.