Divulgação

Pará registra seis mortes em
48 horas e aumento de 46%
nos casos de roubos em maio

Quinta-feira, 3 de junho de 2021

Levantamento da Polícia Militar aponta que, mesmo com a pandemia, as ocorrências de roubos dispararam no Pará em maio deste ano, com aumento de 46% no comparativo com maio de 2020. Foram 5.324 casos contra 3.648 de maio do ano passado, o que representa acréscimo de 1.676 roubos. A Região Metropolitana de Belém concentrou 60% dos casos, sendo Belém responsável por 40% das ocorrências. O grande salto foi mesmo em Belém, com o aumento de 67% dos registros de roubos, saindo de 1.255 casos em maio de 2020 para 2.095 neste ano – 840 roubos a mais –, ou média de 67 roubos por dia.

Sem paz

Pelos dados da PM, também começa a fazer água o programa Territórios pela Paz, o chamado TerPaz, que abrange sete bairros da Região Metropolitana: Icuí-Guajará (Ananindeua); Bengui; Cabanagem; Guamá, Jurunas e Terra Firme (Belém); e o bairro Centro (Marituba). Todos esses sete bairros apresentam aumento de casos de roubo de janeiro a maio deste ano. O que coloca ainda mais em questionamento o programa é o aumento expressivo de violência doméstica contra mulher nos primeiros cinco meses de 2021 em todos esses bairros.

“Zona nobre”

A escalada da violência no Pará não se concentra apenas em casos de roubos. As autoridades policiais registraram ao menos seis mortes violentas no Estado em apenas 48 horas, alguns envolvendo embates entre Polícia e bandido. A disparada da violência parece ter surpreendido até os órgãos de comunicação ligados ao governo do Pará. O Portal Dol, por exemplo, destacou dois casos ocorridos na área que chama “zona nobre da capital” – a rua João Balbi -, um deles com o assassinato de um policial militar

Divulgação

Lado a lado

O presidente Jair Bolsonaro confirmou presença nas comemorações dos 110 anos da Assembleia de Deus, considerada a Igreja-Mãe dessa denominação, uma vez que foi em Belém que a igreja fundou seu primeiro templo no País. As celebrações ocorrerão de 18 a 20 deste mês e a previsão é de que Bolsonaro, que terá de participar da cerimônia ao lado do desafeto Helder Barbalho, governador do Pará, participe do último dia da festa. O último encontro entre ambos, na Base Aérea de Belém (foto), não foi lá muito amistoso.

.

Vapt-vupt

O Serviço Geológico do Brasil finalizou a primeira etapa da medição da vazão do rio Amazonas em Óbidos, e confirma: os impactos hidrológicos da cheia recorde que ocorre no Amazonas impactam na força das águas no Pará. De acordo com os resultados, a vazão registrada de 270.392,8 m³/s é considerada a maior da série de dados desde que o registro é feito com medição acústica. Detalhe: com essa vazão seria possível abastecer a cidade de São Paulo em sua necessidade hídrica de um dia em apenas 15 segundos.

Cai o veto

O Congresso Nacional derrubou veto do presidente da República de dois dispositivos da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos que desobrigavam os entes públicos a publicarem os extratos dos editais de licitação das suas contratações nos veículos da imprensa oficial e comercial. A derrubada do veto foi comemorada por representantes da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais em todo o País. O veto garante a transparência nas licitações e nas contratações públicas divulgadas nos Diários Oficiais.

Caso zero

Aumenta a pressão sobre a China para identificação do primeiro caso de Covid-19. O “Paciente Su”, assim chamado, seria uma mulher de 61 anos que contraiu a doença e morreu em setembro de 2019. Ela morava a um quilômetro do centro de pesquisas de Wuhan, que só faz estudos com o coronavírus. Os cientistas teriam coletado o vírus da garganta de morcegos em junho daquele ano. Os investigadores já sabem que pesquisadores do instituto chinês contraíram a doença e um deles teria morrido.

Em disparada

A mulher, conhecida como “Caso zero”, morava perto de uma parada da linha ferroviária de alta velocidade que teria desempenhado um papel fundamental na disseminação do vírus pela cidade de 11 milhões de habitantes. A tese de que o vírus teria sido transmitido por um “pangolim” vendido no mercado da cidade não encontra mais sustentação. A notícia foi divulgada no último domingo pelo jornal inglês “Daily Mail”.

Novo bacharel

O bancário e militar Coriolano de Souza Pinto, 82 recebeu, na última segunda-feira, o diploma de bacharel do curso de Direito na Faculdade Estácio de Castanhal. Ele percorreu sua estrada de forma remota, em meio à pandemia do novo coronavírus, e deixa uma mensagem aos amigos de turma que não puderam concluir. “Nunca desistam de alcançar seus objetivos, não existe idade para sentirmos a alegria do somatório de lutas e desafios que podemos superar ao longo da jornada”. 

  • É de Boim, distrito que fica a cerca de 90 quilômetros de Santarém e em frente a uma das mais famosas praias de Belterra, a Praia do Pindobal, o novo bispo da Arquidiocese de São Luís (MA), dom Gilberto Pastana de Oliveira.
  • Dom Gilberto Pastana foi nomeado pelo Papa Francisco em substituição a Dom José Belisário, que renunciou ao cargo.
  •  A crônica esportiva paraense tem razão: de uns tempos para cá, a Secretaria de Esportes do Estado só é entregue em mãos de neófitos.
Divulgação
  • O nome da hora é o vereador Nivan Noronha (foto), nomeado para o cargo pelo governador Helder Barbalho no bojo do acordo firmado com o federal Hélio Leite. Na Câmara de Castanhal, assume o suplente Juarez Salviano.
  • O TJ do Pará convocou 67 candidatos aprovados em concurso público para o provimento de vagas e cadastro reserva em cargos de nível superior e médio.
  • Foram chamados 22 aprovados para o cargo de Analista Judiciário, onze para o cargo de Oficial de Justiça Avaliador e 34 para o cargo de Auxiliar Judiciário.
  • A Alubar atingiu a marca de 250 mil toneladas de condutores de alumínio liga 1120 faturadas. A empresa é a única fabricante de cabos elétricos do Brasil a atingir este volume de produção e foi uma das primeiras a ofertar este produto para linhas de transmissão no país, em 2013.
  • A Região Norte teve ascensão de 19,80% em vendas pela internet ao comparar abril de 2021 com o mesmo período do ano passado. Ao considerar a mesma base de comparação, o faturamento do setor teve alta ainda mais significativa de 46,07%.
  • Ao observar as vendas de e-commerce por região, ainda seguindo com abril de 2021 ante o mesmo período do ano anterior, o Norte ficou em terceiro lugar.
  • A pavimentação do Portal na Cidade Velha bem que merece uma recauchutada da Prefeitura de Belém, além de redutores de velocidade para proteger os visitantes.
  • O Detran passou a disponibilizar às prefeituras projeto de segurança viária, abrangendo sinalização, educação e fiscalização no trânsito.
  • Ao aderir, o município ganha campanhas de educação no trânsito e qualificação para mototaxistas e profissionais de transporte escolar, motoristas de ambulância e outros.