Divulgação

Centro de Inteligência da PM conta
história da carochinha no Pará

O Centro de Inteligência da Polícia Militar divulgou o ranking dos municípios do Estado que estão há mais dias sem registro de Crimes Violentos Letais Intencionais. Os números, conforme destaca a divulgação da PM, evidenciam os avanços e resultados das ações que a corporação vem realizando em prol da segurança pública no interior do Pará, mas, na verdade, não há novidade nas informações.

Sempre houve municípios que ficaram, por um bom tempo, sem registro de Crimes Violentos Letais Intencionais – normalmente, municípios sem grande densidade populacional. Novidade seria se municípios como Marabá, Altamira, Parauapebas, Castanhal, Belém, Santarém, Ananindeua, Marituba e outros mais populosos ficassem sem a ocorrência. Para o leigo, contudo, nem passa que se trata de mais um serviço de propaganda, sem ignorar, claro, as ações importantes da PM. De qualquer modo, a coluna vende o peixe pelo preço oferecido.

O município de Soure, na Ilha do Marajó, está desde o dia 7 de dezembro do ano passado sem registro de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, e ocupa a 10ª posição no ranking. Santa Cruz do Arari, também localizado no arquipélago, aparece em 9º lugar, sem qualquer registro desse tipo de crime desde o dia 30 de novembro de 2020.

A 8ª posição fica com o município de Oeiras do Pará, que está sem registro de mortes violentas desde o dia 22 de novembro de 2020. A 7ª colocação vai para o município de Sapucaia, no sudeste do Estado, que está sem registo desses crimes desde o dia 10 de outubro do ano passado.

No nordeste do Estado, o município de São João da Ponta está desde o dia 6 de outubro de 2020 sem registro de mortes violentas e por isso ocupa o 6º lugar, seguido de Mojui dos Campos, que está sem esse registro desde o dia 28 de setembro, ocupando a 5ª posição.

Na região do Tapajós, o município de Rurópolis aparece em 4º lugar sem registro desde o dia 25 de agosto do ano passado. Em 3º lugar, Santo Antônio do Tauá aparece sem homicídios e mortes violentas desde o dia 12 de agosto de 2020. Bannach, localizado no sudeste do Estado, está desde o dia 24 de julho de 2020 sem mortes violentas, ocupando a 2ª posição. Porém, o registro mais expressivo é do município de Piçarra, que está desde o dia 29 de fevereiro do ano passado, o que representa mais de 500 dias sem esse tipo de crime na cidade.

Deixe o seu comentário