Mulher do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, a médica Alessandra Haber tem apoio do governador Helder Barbalho para disputar vaga à Câmara Federal, mas, tudo indica, falta combinar com a mãe Elcione Barbalho/Divulgação.

O MDB do governador Helder Barbalho “leva muito a sério” a possível candidatura da primeira dama de Ananindeua, médica  Alessandra Haber – recentemente eleita por um colunista uma das 50 maiores personalidades do Estado -, mulher do prefeito Daniel Santos, a deputada federal, mas paira no ar o receio de que tal candidatura abalará severamente os redutos da deputada Elcione Barbalho, mãe do governador, dona de votos cativos no município desde sempre. Especula-se que D. Elcione ainda não pretende se recolher, isto é, não tem planos de encerrar a carreira política e, como mãe, se e quando o fizer pretende passar o bastão para o primeiro filho, Jader Barbalho, o Jaderzinho.

Saco de gatos ou mais um
jogo de cartas marcadas?

A situação remete ao caso do próprio senador Jader Barbalho, que, anos atrás, teria se comprometido em garantir ao então prefeito Manoel Pioneiro uma das vagas ao Senado – sonho de consumo do ex-prefeito de Ananindeua. Hoje, com o filho Helder no governo, Jader precisaria, para manter o suposto trato com Pioneiro, que acomodar no mesmo pacote a sua reeleição – se é que irá concorrer -, a de Manoel Pioneiro – promessa é dívida – e o atual deputado federal Beto Faro, cuja vaga ao Senado teria sido prometida por Helder, ainda que o senador Paulo Rocha continue no jogo. Então, quem sai e quem entra?

Prefeitos do interior do Pará
preferem emendar o soneto

Empolgados com vastas alocações de emendas parlamentares, prefeitos paraenses vêm cometendo o erro primário de achar que esse seja um caminho sustentável para trilhar uma gestão equilibrada e produtiva. Eles ignoram que emendas representam apenas 2% da capacidade de captação dos municípios, como esclarece um especialista. Na verdade, os Ministérios seguem como as maiores fontes de recursos para o financiamento de políticas públicas a partir, claro, de projetos consistentes e bem elaborados. Os prefeitos embarcam na fantasia do dinheiro fácil, mas incerto na prática.

Lembrança do Mestre

Familiares e amigos festejam 90 anos de idade do professor Nelson Ribeiro

Veja o artigo

Papo Reto

Divulgação
  • Afinal, qual será o destino da biblioteca do jornalista e escritor paraense Vicente Cecim, falecido em junho deste ano: ficará com a família ou será vendida?
  • Amigos do escritor chegaram a discutir a compra do acervo depois que – ao contrário da Fundação Tancredo Neves, que ficou de discutir a questão – a Secult não manifestou interesse.
  • Especula-se que nenhuma das propostas foi adiante porque o assunto ainda estaria sendo discutido entre os filhos do escritor que abriu as portas da metafísica Andara aos seus leitores Brasil afora.
  • No próximo dia 25 haverá sessão especial no Instituto Histórico e Geográfico do Pará para assinalar o Dia do Patrimônio Histórico de Belém que transcorrerá no dia 20. O advogado e pesquisador Sebastião Godinho (foto) falará sobre o assunto, tendo como debatedor o professor Michel Pinho, presidente da Fumbel.
  • O inverno amazônico veio a galope. Água à noite inteira, entrando pelo dia e problemas de mobilidade nos quatro cantos da Região Metropolitana de Belém. E deve ficar pior.
  • A Faculdade Estácio-Doca recebeu a renovação do selo de instituição socialmente responsável 2021/2022, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.
  • A certificação reconhece a atuação da faculdade, que desenvolve vários projetos voltados para educação, empreendedorismo e atendimento jurídico, promovendo a transformação social na vida da comunidade em geral.
  • Cientistas americanos da Universidade de Washington identificaram uma nova proteína capaz de impedir a evolução do câncer de próstata.
  • A descoberta de que uma molécula de RNA inibe a evolução dos tumores abre animadoras perspectivas para o enfrentamento da doença que, anualmente, mata 16 mil homens no Brasil.

Charge do Dia