ONG internacional critica Supremo por rejeitar pedido de suspeição da PF no caso Banco Master Justiça derruba ação e mantém reitora no cargo, mas fixa prazo para a nova eleição Pulverização aérea sufoca agricultura familiar na região nordeste do Estado
Internacional

Ufpa representará o Brasil na maior simulação jurídica do mundo nos EUA

A etapa internacional ocorrerá entre 28 de março e 4 de abril, em Washington (DC), nos Estados Unidos

  • 102 Visualizações
  • 19/02/26 14:00
Ufpa representará o Brasil na maior simulação jurídica do mundo nos EUA

Belém, PA - Após fazer uma marca histórica e vencer quatro rodadas contra equipes de universidades renomadas, a UFPA se classificou para ser o único representante amazônico do Brasil na etapa internacional da Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition, a ser realizada nos Estados Unidos

 

A equipe da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) representará o Brasil, no mês que vem, na competição de simulação jurídica considerada a maior do mundo, a Phillip C. Jessup International Law Moot Cout Competition, envolvendo dezenas de países. A etapa internacional ocorrerá entre 28 de março e 4 de abril, em Washington (DC), nos Estados Unidos.

 

Desde sua criação em 1959, a JESSUP reúne estudantes de Direito e Relações Internacionais de mais de 700 faculdades e 100 países. Durante a competição, os estudantes assumem o papel de representantes de países em uma simulação de julgamento perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ), principal órgão judicial da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

O evento desafia estudantes a debaterem temas de relevância global, como direitos humanos, segurança internacional e meio ambiente, por meio de petições escritas e apresentações orais.

 

A etapa nacional ocorreu em fevereiro, em São Paulo. Na ocasião, a delegação da UFPA foi composta por acadêmicos do curso de Direito (Bárbara Santos Sacramento, Dalila de Léllis Bastos Tagore Rocha da Silva, Giovana Camelo do Nascimento, Hector Rafael Vilhena Marinho, Isabelle Rosa Oliveira e Nicolas Manoel Carvalho Vieira). As estudantes da UFPA, Maria Luiza Weyl Costa e Ananda Macedo Chedieck Martins, atuaram, virtualmente, no suporte da equipe durante todo este período, demonstrando o espírito de solidariedade que une a equipe.

 

A participação da UFPA foi viabilizada pela iniciativa estudantil, com apoio da International Law Students Association, da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA e dos professores do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFPA, em especial dos orientadores da equipe da UFPA: o professor Dr. Rodrigo Céspedes e a professora Dra. Mariana de Matos, que desenvolvem o projeto de extensão “Núcleo de Moot Courts”. Um dos objetivos maiores do projeto é formar lideranças alinhadas aos objetivos da ONU e estimular a pesquisa acadêmica na Amazônia.


Foto: Reprodução/Redes Sociais 

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.