De Lula a Bolsonaro, Helder mede forças, mas pêndulo não para até eleições de 2026 Belém discursa verde, mas ainda segue entre as capitais menos arborizadas do País Sobre o voo em que um ministro da mais alta corte do País se estatelou no chão da imoralidade nacional
Apagão

Queda de energia afeta grande parte do Brasil

Abertura de interligação entre Norte e Nordeste causou interrupção

  • 878 Visualizações
  • 15/08/2023, 13:34
Queda de energia afeta grande parte do Brasil

Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.

Pelas redes sociais, o ministro informou que está retornando ao Brasil para acompanhar de perto os procedimentos com as equipes vinculadas à sala de situação. Ele estava no Paraguai, onde acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pautas comuns aos dois países, inclusive a de produção de energia.

“Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido reestabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia.”

RETOMADA - O Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou no período da tarde desta terça-feira, 15, que o fornecimento de energia elétrica foi normalizado em todas as capitais do Nordeste. Segundo a pasta, até 12h30, estavam recompostos 41% da carga da Região Norte e 85% da Região Nordeste.

"O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todas as capitais do Nordeste também tiveram o suprimento de energia normalizado", afirmou a pasta em nota.

O governo informou ainda que, neste momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e em outras localidades do Nordeste.

RESPOSTA RÁPIDA - O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou que a situação deve ser normalizada em poucas horas e que a ação do Ministério de Minas e Energia para recomposição foi rápida. “Eu fiquei sabendo logo em seguida, às 8h30 da manhã, mas as providências foram tomadas rapidamente”.

Ele afirmou que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste já estão normalizadas.

Segundo ele, há uma dificuldade operacional em Imperatriz, no Maranhão, mas ele acredita que o problema será superado em breve.

Por Agência Brasil e Estadão Conteúdo

Mais matérias Brasil

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.