Remoção sem corte em concurso no TJ escancara tensão interna na classe Ausência do prefeito de Belém na posse de Hana fala alto, mas, confirma suspeitas? Celso Sabino segura decisão na reta final da janela partidária
Legado

Protagonismo feminino marca a construção do Hotel Vila COP, em Belém

Obra do Hotel Vila COP para hospedagem de líderes de estado destaca o trabalho de mulheres na construção civil e deixa legado duradouro para Belém.

  • 710 Visualizações
  • 10/10/25 15:45
Protagonismo feminino marca a construção do Hotel Vila COP, em Belém

Belém, PA - Em meio às obras para a Conferência do Clima, em Belém, no Pará, um grupo de mulheres deixa sua marca na construção do Hotel Vila COP, empreendimento oficial do Governo do Pará, que vai receber líderes, autoridades estrangeiras e chefes de estado, em novembro.


Assinado pelo Grupo DMDL, em parceria com a Quadra Engenharia, a construção do Hotel resulta também da força de 35 mulheres atuando em diferentes funções.


À frente das atividades de campo está a engenheira civil Michele Souza, 34 anos, responsável por liderar sete empresas terceirizadas e coordenar uma equipe de mais de 80 profissionais. Mãe de dois filhos e natural de Açailândia, no Maranhão, Michele ocupa um dos postos mais estratégicos da obra.


Desde janeiro deste ano, quando o empreendimento foi iniciado, ela acompanha cada detalhe: da fundação às instalações elétricas e hidráulicas, dos acabamentos às etapas finais de entrega. 


“É uma experiência única. Trabalhar em um projeto dessa magnitude me permite ampliar conhecimentos técnicos, especialmente com o uso de tecnologias inovadoras como o steel frame e o steel deck, que diferem muito da construção convencional”, explicou.


Desafio que, para Michele Souza, é também força e inspiração. “O Vila COP não é apenas um hotel. É um marco para Belém e para o Brasil. A experiência que levo daqui vai me preparar para outros grandes projetos”.


Mãos que transformam


Nos corredores e fachadas do empreendimento, a força feminina também está refletida nos pisos vinílicos, pinturas, instalação de janelas e fixação de placas que compõem as fachadas dos blocos. O olhar atento e a precisão marcam cada detalhe do canteiro.


Vanda Silva, 54 anos, lidera um time de 20 mulheres que se dedicam em entregas cuidadosas do rejunte, à aplicação de seladores e limpeza refinada dos blocos que ganham formas e refinado acabamento no empreendimento de alto padrão para o Governo do Estado.


“A experiência que tive desde jovem, ajudando minha família na roça, me deu perseverança. Quando pedi uma oportunidade para trabalhar no Planetário de Belém, comecei minha trajetória na construção civil. Hoje, realizar um sonho como este, de estar numa grande obra internacional, é algo que jamais imaginei. Entregar o trabalho refinado de arremates e serviços de limpeza interna e externa, junto com outras mulheres, mostra que temos qualidade e experiência”, celebrou.


A engenheira civil, Michele, reforça que a convivência entre profissionais com diferentes experiências abre espaço para aprendizado e fortalece a presença feminina no setor.  “Essa troca diária mostra que a construção civil pode e deve ser um ambiente diverso, onde mulheres ocupam funções de liderança e execução com a mesma competência”.


Tecnologia, inovação e legado


Com 405 suítes distribuídas em cinco edifícios e um de área social - quatro blocos com um pavimento e dois de dois andares - o Hotel Vila COP é construído para as necessidades de chefes de Estado, ministros e representantes de delegações internacionais. Após a COP30, o moderno complexo de edifícios ficará como legado permanente para a cidade e para o povo paraense.


“O modelo de construção do Vila COP, com uso de tecnologias modernas e prazos desafiadores, está qualificando centenas de trabalhadores locais. Essa é a essência do nosso trabalho: entregar soluções de alto padrão, valorizar o capital humano e a região, por onde a DMDL constrói”, detalhou Ualger Costa, CEO do Hotel Vila COP. 


O executivo reforça que além da inovação tecnológica, o impacto econômico é expressivo. Os projetos da COP30, liderados pelo Grupo DMDL na cidade, movimentam mais de 700 empregos diretos e indiretos, só no Hotel Vila COP e na Blue Zone, e devem alcançar 2 mil postos adicionais até o fim da conferência no Parque da Cidade. 


Além disso, o Grupo DMDL firmou mais de 140 contratos com empresas locais, comprando insumos que vão desde as 840 toneladas de aço utilizadas nas estruturas até equipamentos e serviços, somente para o Vila COP.


O retrato de equidade e transformação social está cada vez mais inserido em diversos projetos do Grupo DMDL. “Mulheres que antes não tinham espaço na construção civil agora assumem funções estratégicas e contribuem para erguer um dos maiores empreendimentos da história recente de Belém. O Vila COP é muito mais do que um hotel: é um símbolo da força de trabalho feminino, de mulheres da Amazônia e de outras regiões do Brasil, da valorização trabalhadora e da abertura de espaço para mulheres em um setor tradicionalmente masculino”, conclui Fernanda Pila, Diretora Executiva do Grupo DMDL.


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.