"Solidão invisível" afeta milhares de donas de casa silenciosamente TCM expõe rombos, irregularidades em contratos licitatórios e caos em Salinópolis Catálogo da COP30 aponta para consumo elitista, com escolha "verde" inflacionada
São Félix do Xingu

PF prende acusado de liderar invasão de terras indígenas no Pará

Agentes também cumpriram quatro mandados de busca e apreensão

  • 628 Visualizações
  • 10/11/2023, 13:48
PF prende acusado de liderar invasão de terras indígenas no Pará

Como parte da Operação de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá, a Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (10) um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão na Vila Sudoeste, zona rural de São Félix do Xingu, no Pará.

Foi preso preventivamente o presidente de uma associação, investigado pelos crimes de invasão e exploração econômica da Terra Indígena Trincheira Bacajá. Ele teria induzido e mantido os invasores das terras indígenas com a falsa promessa de regularização da área invadida, além de incitar o grupo a descumprir ordem judicial que determinava a saída da Terra Indígena.

Quanto aos Mandados de Busca e Apreensão, foram alvo: o líder da associação e a mulher dele, o diretor/supervisor educacional e o professor de uma escola Municipal de Ensino Fundamental, instalada de forma irregular na Terra Indígena. A ação contou com o apoio da Força Nacional.

Agência Brasil

Foto: Polícia Federal/Divulgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.