Congresso impõe e Lula admite derrotas, mas quem paga essa conta é a população Prefeitura impede concessionária de entrar em conjunto para fornecer água Depois de quase três anos, processo que pode cassar senador Beto Faro vai ao TSE
Pensando no Natal

Pesquisa revela que brasileiros preferem presente escolhido a dedo à transferência bancária

Estudo encomendado pela Natura mostra que presentes escolhidos com carinho são fundamentais para fortalecer conexões e gerar memórias

  • 51 Visualizações
  • 11/12/2025, 12:00
Pesquisa revela que brasileiros preferem presente escolhido a dedo à transferência bancária

São Paulo, SP de dezembro de 2025 – Em um mundo de conexões digitais e rotinas aceleradas, o ato de presentear nunca foi tão estratégico. Uma pesquisa inédita da Natura e Grupo Consumoteca, intitulada “A Nova Arquitetura do Afeto: o presente e as relações no Brasil”, revela que os brasileiros estão reorganizando profundamente seus vínculos, tornando-os mais seletivos e intencionais.


Neste cenário, o presente físico ressurge como o "ativo de vínculo" mais valioso, enquanto presentear transferências bancárias, como PIX, enfrenta resistência por simbolizar baixo esforço e pouco afeto.


O estudo, realizado com 1296 entrevistados em cinco regiões do Brasil, aponta para uma sociedade fragmentada: 40% se sentem mais distantes e 34% se veem em relações superficiais. A sociabilidade está em empate: enquanto 37% reduziram a frequência de encontros no último ano, 36% aumentaram.


“As relações não estão esfriando; estão ficando mais seletivas. Hoje, o vínculo é uma escolha que exige dedicação, atenção e esforço contínuo. É aqui que o presente entra: ele é o atalho que valida que você parou, pensou e dedicou tempo ao outro”, explica Michel Alcoforado, antropólogo da Consumoteca.


A pesquisa mostra que o esforço e o investimento financeiro dos presentes dados são direcionados fortemente para um núcleo central de relações, como parceiros, filhos e pais, que exigem maior investimento emocional e em presentes. Os Filhos recebem em média de 7,6 presentes por ano  e parceiros 6,4. 


Outros achados da pesquisa:


- Vínculos Prioritários: O núcleo íntimo (parceiro/cônjuge, filhos e pais) é o que mais se fortaleceu nos últimos anos e exige presentes focados em personalização e profundidade.

- O Amigo Voltou: Após anos de enfraquecimento, os amigos tiveram o maior salto de proximidade em 2025, com 38% dos entrevistados relatando uma reaproximação.


PIX Natura - “Presente com Intenção de Xodó”


A ascensão das transferências bancárias, como o Pix, como forma de presente (atingindo 27% para pais/mães e 28% para filhos no núcleo mais próximo) revela uma tensão crescente entre praticidade e afeto. Embora seja uma prática comum, é percebido como um "problema na dedicação", simbolizando baixo esforço e pouco tempo investido. Para 28% dos brasileiros, "não transmite carinho ou intenção" e, em relações mais distantes, assume o papel de um gesto frio, "quase igual à ausência" do presente.


É neste contexto de busca por reconexão que a Natura lança sua Campanha de Natal, reforçando o mote “O Melhor Presente é Ser Presente. Depois, é Natura” e apresentando o conceito “PIX Natura – Presente com Intenção de Xodó”. A ideia, desenvolvida pela agência Africa Creative, propõe que presentear deve ser um ato intencional que exige escolha e dedicação de tempo, elementos que se tornaram mais valiosos que um repasse instantâneo. A base desse posicionamento estratégico é reforçada pela análise da CMO Tatiana Ponce: “As pessoas estão fragilizando seus laços em nome da velocidade, mas o Natal pode ser o momento de reverter isso. Por essa razão, o presente é uma prova de atenção e um investimento no vínculo”, explica.


Entre os achados do estudo, comprovou-se que a categoria de perfumaria é a mais forte dentro do universo de beleza e se destaca sobretudo para presentear pessoas próximas. Embora não seja a primeira escolha em todos os grupos, a perfumaria é o presente universal por excelência, pois equilibra perfeitamente os fatores de atenção e reciprocidade, agradando a todos os vínculos. É a categoria líder entre parceiros e cônjuges, mas também figura como uma opção forte para filhos e até círculos sociais mais distantes, como colegas e vizinhos.


“A Natura, como líder absoluta em presentes do setor de beleza e cuidados pessoais, tem o portfólio ideal para que o consumidor possa, de fato, entregar um P.I.X. – Presente com Intenção de Xodó", afirma Ponce. Para o Natal, a marca fez uma seleção especial de presentes que traduzem afeto e propósito – desde seus clássicos da perfumaria, como Essencial, Kaiak e Luna, até rituais de autocuidado com as marcas Ekos e Tododia, oferecendo opções pensadas para toda a família e diferentes níveis de intimidade.


“O verdadeiro 'xodó' da escolha reside em adequar os itens de beleza e cuidado pessoal à intimidade da relação, demonstrando a dedicação de tempo e o conhecimento sobre o outro. O portfólio Natura permite essa personalização: podem ser fragrâncias premium para laços íntimos; body splashes para a rede próxima; ou opções como cremes corporais perfumados, maquiagens e sabonetes que compõem a cesta de quem quer ser lembrado pelo cuidado no ato de presentear neste Natal e em todas as datas”, explica a executiva. 


"São as opções ideais para que o consumidor possa demonstrar carinho, transformando cada produto em um gesto de atenção plena e celebração”, finaliza, solidificando a mensagem de que o presente físico, intencional e escolhido a dedo é a forma mais eficaz de resgatar e fortalecer os vínculos.


Foto: Freepik

Mais matérias Especial

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.