Do 3º olho de Shiva ao "Feixe de Ferro": quando mitos antigos iluminam a guerra Estudo da FGV mostra impacto bilionário e revela a Belém que ficou - e a cidade que ficou pela metade Samuel Câmara quebra silêncio sobre polêmica no Centenário e pede perdão, mas não para todos
Expensão

Ministério da Educação credencia Campus da Ufopa em Rurópolis

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União e é parte do processo regulatório do MEC

  • 147 Visualizações
  • 27/11/2025, 18:00
Ministério da Educação credencia Campus da Ufopa em Rurópolis

Santarém, PA - O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, publicou nesta terça-feira, 25, no Diário Oficial da União, a portaria de credenciamento do Campus Rurópolis da Universidade Federal do Oeste do Pará.


O credenciamento é parte do processo regulatório do MEC e segue diretrizes estabelecidas em portarias específicas, que definem os requisitos e os procedimentos a serem seguidos pela universidade.


O Campus Rurópolis da Ufopa foi criado por meio de resolução do Conselho Universitário em dezembro de 2024. Em agosto de 2025, ocorreu a aula inaugural iniciando suas atividades com dois cursos regulares de graduação: Agronomia e Letras/Língua Portuguesa.


Com a publicação da portaria de credenciamento, a Ufopa cumpre um requisito legal para que o Campus Rurópolis seja considerado regular e possa oferecer cursos de graduação atendendo a todos os requisitos do MEC.


Nessa etapa do credenciamento do campus, um grupo de trabalho foi constituído na Ufopa para atuar no processo. O GT foi presidido pela professora Solange Ximenes, vice-reitora da universidade. Segundo ela, o apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) foi essencial na orientação de todo o processo de regulação.


“Esse credenciamento é o fruto do trabalho de um conjunto de servidores da nossa instituição e também representa o compromisso de nossa universidade com a comunidade para garantir que a oferta dos cursos se dê dentro dos trâmites legais exigidos pelo Ministério da Educação”, acrescentou Ximenes.


Foto: Divulgação/PF

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.