Belém da COP brilha no centro - mas área do Entroncamento continua no escuro Quando a fé entra na roda: respingos da CPI atingem família de Samuel Câmara Saúde alerta, bolso reclama: COP30 tem açaí liberado, mas lanche sai a R$ 99
Qualidade de vida

Governo do Pará entrega Parque Linear da Nova Tamandaré e beneficia mais de 100 mil pessoas

Com investimentos do Estado e BNDES, o Parque de 1.400 metros de extensão é um espaço de convivência para famílias e um nova atração turística na capital paraense

  • 149 Visualizações
  • 04/11/2025, 13:00
Governo do Pará entrega Parque Linear da Nova Tamandaré e beneficia mais de 100 mil pessoas

Belém, PA - Uma área de lazer com 1.400 metros de extensão, para atender mais de 100 mil pessoas, foi entregue pelo governo do Estado nesta segunda-feira, 3, em Belém. O Parque Linear da Nova Tamandaré representa mais um importante legado da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - COP30. O equipamento moderniza uma das vias mais significativas da capital paraense, que também recebeu nova pavimentação e rede de esgoto.


"Trazer a COP30 para Belém antecipou um calendário de obras que levariam 10, 20 anos para acontecer. Em dois anos entregamos um conjunto de obras para melhorar Belém", frisou Helder Barbalho. "Quando terminar a COP temos de continuar trabalhando para que esse ritmo de obras não desacelere. Hoje, estamos concluindo mais uma etapa de preparação de Belém para este grande evento", destacou o governador Helder Barbalho.


Estrutura


O Parque Linear oferece espaços de convivência e lazer, com quiosques, ciclovia, parque infantil, fonte interativa, parque pet, academia ao ar livre, anfiteatro e áreas para contemplação. O projeto abrange todas as nove quadras da Avenida Tamandaré, que receberam plantio e transplante de árvores.


Também foram instaladas novas comportas para o controle do fluxo das marés e, com isso, diminuir o risco de alagamentos na área.


O projeto foi executado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com o Governo Federal, por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A construção gerou 420 empregos diretos.


O assessor do BNDES, Pedro Iootty, ressaltou que o Parque melhora a cidade para os moradores, além de ser uma opção turística para quem visitar Belém. "O BNDES acreditou no projeto, que vai deixar um legado para milhares de pessoas. Estamos contribuindo para o desenvolvimento da região", reforçou.


Para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Francisco Melo (Chicão), a conclusão de mais uma obra estruturante mostra o compromisso do Governo em preparar Belém para um evento global, como a COP30. "Esse foi um projeto que o governo do Estado acreditou e fez acontecer. Parabenizo o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan pela iniciativa. Belém ganha nova infraestrutura e um novo ponto turístico", afirmou.


Reginaldo Leão mora há 40 anos próximo à Avenida Tamandaré, e adotou a bicicleta como seu principal meio de transporte. Ele foi um dos primeiros usuários da ciclofaixa do Parque Linear. "Não vamos mais dividir a via com os carros. Antes, tínhamos de transitar bem ao lado da pista, muito próximo dos carros", disse Reginaldo, acrescentando que "também vou brincar com a minha cachorra no espaço pet".


Informações e Foto: Agência Pará

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.