Delegado é acusado de atirar contra jovens em orla de município do Marajó Rede rompe silêncio em nota dura e acusa parceiro Psol de agir sozinho na federação Aposentadoria vira renda familiar e expõe adultos que não assumem filhos
Celebração

Festival Antropofagia Mapping inscreve artistas visuais para celebrar os 410 anos de Belém

Com o tema "Devorar para Recriar", o evento projetará obras na fachada do Museu do Estado do Pará (MEP) com apoio da Secult

  • 277 Visualizações
  • 03/01/26 16:00
Festival Antropofagia Mapping inscreve artistas visuais para celebrar os 410 anos de Belém

Belém, PA - Como parte das comemorações do aniversário de 410 anos de Belém, o Festival Antropofagia Mapping (ANMA) anuncia a abertura das inscrições para a sua edição de 2026. Artistas visuais residentes na região Norte do Brasil têm entre os dias 24 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026 para submeterem suas propostas de videomapping. As obras selecionadas iluminarão a fachada histórica do Museu do Estado do Pará (MEP), no Palácio Lauro Sodré, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2026.


Idealizado por VJ Lobo, o festival propõe um encontro entre tecnologia, cultura e ancestralidade, transformando a cidade em um território de narrativas visuais. Sob a temática desta edição, "Devorar para recriar", o objetivo é valorizar a diversidade cultural e ambiental da Amazônia, "devorando referências" para recriar novas formas de expressão que dialoguem com a memória, a natureza e o futuro.


"O festival se propõe a devorar a ignorância e potencializar o fazer artístico profissional das pessoas, fortalecendo as histórias de um povo que resiste, cria e recria o seu dia a dia", afirma VJ Lobo, diretor geral e criativo do projeto.


Inscrições e Diversidade


As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online. A chamada é aberta a designers, videomakers, fotógrafos, grafiteiros, performers e outros profissionais das artes visuais, desde que maiores de 18 anos e residentes na região Norte.


Comprometido com a democratização do acesso, o regulamento do ANMA prevê que 50% das vagas de seleção sejam destinadas a mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, negros e indígenas. Serão selecionadas até 10 obras que dialoguem de forma crítica e sensível com a realidade amazônica.


Premiação


Além da visibilidade de ter a obra projetada em um dos edifícios mais simbólicos de Belém durante as comemorações do aniversário da cidade, o festival premiará quatro obras finalistas. 


Sobre o Projeto


Nos dias 09 e 10 de janeiro, o festival recebe apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com as obras selecionadas sendo projetadas na fachada do Museu do Estado do Pará (MEP). 


O projeto foi contemplado pelo Edital Rouanet Norte e conta com o incentivo do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia e Correios, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Realizado pelo VJ Lobo e Tabuleiro Produções, o evento une tradição e modernidade, afirmando a cultura local como ato de resistência ao projetar saberes nas fachadas históricas da capital paraense.


Serviço

Inscrições para o Festival Antropofagia Mapping - ANMA 2026.

Período de Inscrição: De 24/12/2025 até 04/01/2026.

Quem pode participar: Artistas visuais maiores de 18 anos residentes na Região Norte.

Incrições: https://forms.gle/dMqBVJAKYWna59VcA.

Data: 9 e 10 de janeiro de 2026.

Local: Fachada do Museu do Estado do Pará (MEP) - Praça Dom Pedro II, Belém/PA.

Mais informações: www.vjlobo.com


Foto: Divulgação

(Com a Agência Pará)

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.