Belém da COP brilha no centro - mas área do Entroncamento continua no escuro Quando a fé entra na roda: respingos da CPI atingem família de Samuel Câmara Saúde alerta, bolso reclama: COP30 tem açaí liberado, mas lanche sai a R$ 99

Feira de Ciências do Baixo Amazonas 2025 inscreve até o dia 22 deste mês

Evento da Ufopa estimula a iniciação científica entre estudantes da educação básica do Baixo Amazonas.

  • 301 Visualizações
  • 13/10/2025, 16:57
Feira de Ciências do Baixo Amazonas 2025 inscreve até o dia 22 deste mês

Santarém, PA - As inscrições para a 8ª Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas-Pará (Fecitba-PA) seguem abertas até o dia 22 de outubro no site do evento. Gratuita, a Feira é promovida pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do Instituto de Ciências da Educação (Iced).


A Fecitba será realizada nos dias 23 e 24 de outubro, no Parque da Cidade de Santarém, reunindo estudantes e professores da educação básica. O objetivo é incentivar a iniciação científica e promover ações de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) voltadas à realidade da região do Baixo Amazonas.


Com formato híbrido, a Feira contará com atividades presenciais e transmissões on-line pelo YouTube e pelo Google Meet. “Essa proposta visa dar oportunidade para outros municípios participarem, além de Santarém, caso não possam se deslocar até a sede do evento”, explica a professora Nilzilene Gomes, coordenadora da Fecitba.


O evento também integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025), que acontece de 21 a 26 de outubro em todo o país, com o tema “Planeta Água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

 

Programação


Durante a programação, serão apresentados projetos científicos de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes. A Feira também contará com a 3ª Fecitba Júnior, com trabalhos de iniciação científica desenvolvidos por alunos do 1º ao 5º ano.


A proposta da Ufopa é fortalecer o ensino de ciências nas escolas públicas, estimulando práticas de pesquisa alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e à realidade local.


O evento também abriga o Prêmio DesinformAção Zero, voltado a estudantes do ensino médio de escolas públicas do Pará, com duas categorias de mídia digital: Vídeo Curto e Vídeo Documentário.


A abertura oficial será no dia 23 de outubro, às 14h30, no espaço Malocão do Parque da Cidade, seguida de exposição pública dos projetos finalistas, das 16 às 19 horas. No dia 24, pela manhã, a programação contará com a exposição de projetos e laboratórios da Ufopa, palestras, mesa-redonda e oficina de elaboração de projetos.


Outro destaque da manhã será a Exposição Astrofísica dos Corpos Negros. À tarde, acontecerá no espaço Malocão a cerimônia de premiação dos projetos de iniciação científica, entre outras premiações.


Foto: Divulgação

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.