5 milhões trocaram emprego formal pelo trabalho por conta própria no Brasil Data center de 100 MW sob pressão em Belém mesmo antes da licença ambiental AtlasIntel publica 2 pesquisas favoráveis ao governo do Pará e é cobrada pela Justiça
Saúde

Carreta de saúde da mulher do Ministério da Saúde atende em Ipixuna do Pará

Unidade móvel ficará na cidade por mais uma semana para ofertar serviços especializados no SUS

  • 358 Visualizações
  • Da Redação
  • 15/08/26 20:00
Carreta de saúde da mulher do Ministério da Saúde atende em Ipixuna do Pará

Belém, PA - Pacientes do SUS que aguardam serviços especializados em saúde da mulher em Ipixuna do Pará (PA) e região estão sendo atendidas por uma carreta do Ministério da Saúde. Estruturada com equipamentos e equipe multiprofissional, a unidade oferta serviços para diagnóstico precoce de câncer de mama e do colo do útero.  


Os serviços fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, criado pela Lei nº 15.233/2025, e oferecem consultas, procedimentos, exames e demais ações em atenção especializada à saúde.   


Na unidade móvel são ofertadas mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, biópsias e consultas com especialistas, que interpretam os exames e direcionam a paciente para as próximas fases de cuidado.  


Nesta sexta-feira, 14, o superintendente substituto do Ministério da Saúde no Pará, Osvaldo Andrade, visitou o local. “A carreta tem grande importância porque descentraliza os atendimentos em saúde, levando médicos para atender a população que mais precisa onde ela está, de forma humanizada e cuidadosa. As pacientes contam com direcionamento para as próximas fases de cuidado, pois após as consultas os especialistas interpretam os exames de mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, e biópsias”, contextualizou. 


Para ser atendido


As carretas atendem exclusivamente pacientes que foram pré-agendados e encaminhados para a unidade pela secretaria municipal de saúde. Pessoas que já aguardam os exames pelo SUS podem solicitar encaminhamento indo até uma Unidade Básica de Saúde da cidade. 


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.