Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Canetas

Anvisa aprova uso de Wegovy e Ozempic para redução do risco cardiovascular

De acordo com a agência, os estudos apresentados mostraram redução de eventos cardiovasculares adversos maiores, como infarto e AVC

  • 47 Visualizações
  • 03/02/26 19:00
Anvisa aprova uso de Wegovy e Ozempic para redução do risco cardiovascular

São Paulo, SP - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (2) novas indicações para o uso da semaglutida, princípio ativo do Wegovy e do Ozempic. No caso do Wegovy, o medicamento recebeu indicação para redução do risco de eventos cardiovasculares adversos maiores, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), em adultos com doença cardiovascular estabelecida e obesidade ou sobrepeso.


De acordo com a agência, o estudo apresentado indicou que, quando acompanhada de dieta hipocalórica e aumento da atividade física, a semaglutida reduziu significativamente a ocorrência desses eventos. Estima-se que, a cada ano, 400 mil brasileiros morram em decorrência de infarto ou AVC.


Já o Ozempic também poderá ser usado no tratamento de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 e doença renal crônica. No cenário brasileiro, dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) de 2024 apontam que 29% dos pacientes em diálise no país são diabéticos.


De acordo com estudo apresentado pela Novo Nordisk, o uso do medicamento, em conjunto com a terapia padrão da doença, reduziu de maneira relevante a progressão da insuficiência renal e as mortes causadas por eventos cardiovasculares adversos maiores.


Foto: Cydni Elledge/The New York Times

(Com O Globo)

Mais matérias Saúde

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.