MPF pede suspensão imediata de licença da Petrobras na Foz do rio Amazonas Prefeitura impede concessionária de entrar em conjunto para fornecer água Depois de quase três anos, processo que pode cassar senador Beto Faro vai ao TSE
LOAT 2.0

Alepa aprova reforma na administração tributária e garante indenização a servidores

A intenção é modernizar e valorizar as carreiras da administração tributária, assegurando os recursos prioritários para suas atividades e reforçando sua contribuição ao equilíbrio fiscal.

  • 1046 Visualizações
  • 25/02/2025, 17:59
Alepa aprova reforma na administração tributária e garante indenização a servidores

Belém, PA - Uma das sete proposições aprovadas no plenário da Assembleia Legislativa do Pará, Alepa, nesta terça-feira, 25, garantirá verba indenizatória aos servidores do fisco e determinará uma reforma na administração pública tributária do Estado. Enviada pelo Poder Executivo, a matéria, segundo o líder do governo na Casa, deputado Iran Lima, do MDB, define novas diretrizes no setor e vai possibilitar um aumento expressivo da arrecadação estadual. O PLC segue agora para sanção governamental.


O projeto propôs a alteração de dispositivos da Lei Complementar Estadual nº 78/2011, que institui a Lei Orgânica da Administração Tributária do Estado do Pará e disciplina as carreiras que a integram. A intenção é modernizar e valorizar as carreiras da administração tributária, assegurando os recursos prioritários para suas atividades e reforçando sua contribuição ao equilíbrio fiscal e às políticas públicas. 


Entre as mudanças previstas está a atribuição exclusiva do poder de polícia fiscal à administração tributária, essencial para equilibrar interesses e assegurar direitos. Além disso, a proposta prevê novas diretrizes para a gestão do Fundo de Investimento Permanente da Administração Tributária (FIPAT), com o objetivo de fortalecer as carreiras e estimular a arrecadação estadual.


Iran Lima afirma que, com a nova Lei Orgânica da Administração Tributária (Loat), haverá um crescimento de no mínimo 8% além do que está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA/2025) - a previsão desse percentual girava em torno de 3,5% a 4%. “Então temos um crescimento de cerca de R$ 2,5 bilhões além do que está previsto na LOA. A Lei traz um ganho de produtividade, com uma verba indenizatória aos servidores além dos seus salários que já recebem hoje", explicou.


Sindifisco comemora


A proposta foi bastante comemorada pelo Sindifisco, o Sindicato dos Servidores das Carreiras Específicas da Administração Tributária do Estado do Pará, que acompanharam a votação desta quarta-feira. A LOAT 2.0, como ficou conhecida a Lei, tem inovações que credenciam o Fisco do Pará a buscar novos recordes de arrecadação.


“Foram quase dois anos de discussão, estudo e negociação. A gente nunca deixou de acreditar na vitória. Agradecemos ao secretário René de Sousa Jr. pelo esforço e sensibilidade com a nossa causa, ao governador Helder Barbalho e à vice-governadora Hana Ghassan Tuma pela aposta no trabalho do Fisco. Agradecemos a esta Casa do Povo pela aprovação e a todos os auditores e fiscais que participaram ativamente dessa jornada”, afirmou Charles Alcântara, presidente do Sindifisco


Desde 2023, a categoria reitera a necessidade de aperfeiçoamentos da LOAT. Em 2024, o secretário de Estado da Fazenda, René de Sousa Jr., avalizou a criação de uma comissão, com a participação do sindicato, para elaborar um anteprojeto de alteração do regimento em vigor. Como resultado, a LOAT 2.0 foi apresentada em outubro do ano passado.


Inovações da LOAT 2.0


- As atividades da Administração Tributária, porque essenciais ao funcionamento do Estado, serão executadas por servidores de carreiras específicas e exclusivas, nos termos do inciso XXII do art. 37 da Constituição Federal;

- A Administração Tributária exerce, com exclusividade, o poder de polícia fiscal, que consiste na capacidade de disciplinar ou limitar o exercício de direitos, visando proteger os interesses coletivos;

- Previsão de trabalho híbrido;

- Ampliação das competências do Conselho Superior da Administração Tributária - Consat;

- Fortalecimento do Fundo de Investimento da Administração Tributária - Fipat.


Foto: AID Alepa

Mais matérias Economia

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.