"Não podemos ser apenas vitrine da Amazônia", diz presidente da Fiepa Juízes pressionam STF por aumento e pela flexibilização de regras do teto Carretas ocupam ciclovia e desafiam fiscalização desde sempre em Belém
Prevenção

Adepará faz mutirão de cadastro agropecuário para regularização de rebanhos

Ação obrigatória de defesa sanitária animal começa por Novo Repartimento, no dia 25 de maio, e passará por Tucuruí e Pacajá

  • 106 Visualizações
  • Da Redação | Com a Agência Pará
  • 22/05/26 16:00
Adepará faz mutirão de cadastro agropecuário para regularização de rebanhos

Belém, PA - A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realizará um mutirão de cadastro agropecuário voltado à regularização de rebanhos de todas as espécies. O cadastro é obrigatório e fundamental para o fortalecimento das ações de defesa sanitária animal no Estado.


O primeiro município contemplado pela ação será Novo Repartimento, na região do Lago de Tucuruí. O Projeto de Assentamento Tuerê receberá o “Adepará Itinerante”, no período de 25 a 29 de maio. A iniciativa tem como objetivo ampliar as ações de orientação e educação sanitária, com foco na prevenção de doenças, na melhoria das práticas de manejo e na atualização cadastral dos produtores rurais.


Durante as atividades, os produtores receberão orientações sobre defesa sanitária animal, identificação individual, bem-estar animal, entre outros. Também serão abordados temas relacionados à identificação de sinais clínicos de enfermidades, medidas preventivas e à importância da notificação imediata de suspeitas de doenças à Adepará.


A ação é direcionada a produtores rurais, pecuaristas, trabalhadores do setor agropecuário, associações e cooperativas rurais, além de técnicos e profissionais da área agropecuária e comunidades rurais e tradicionais dos municípios atendidos.


As equipes técnicas da Adepará irão percorrer municípios previamente selecionados, realizando atendimentos em locais estratégicos definidos em parceria com prefeituras, sindicatos rurais, associações de produtores e outras instituições locais.


Serviço

Confira a programação das ações:

Novo Repartimento
25 a 29/5
Projeto de Assentamento Tuerê Agromassai – Pista da Ciex (Loja Agropecuária)

Tucuruí
1º a 5/6
Vila Cospel (Escola da Cospel)

Pacajá
1º a 5/6
Região Cururuí (Núcleo e Escola Cristo Rei)


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.