O credenciamento de uma clínica médica pelo Detran em Conceição do Araguaia, região sudeste do Pará, passaria em branco, como tantos outros, não fossem as ligações políticas que envolvem a transação: o dono da clínica Transitclin-Clínica Médica e Psicológica é ninguém menos do que João Vítor Neiva Martins, que vem a ser filho do prefeito Jair Martins, o mesmo que costuma mandar picanhas para o churrasco de fim de semana do governador Helder Barbalho, como o próprio governador mostrou em suas redes sociais. Pelo contrato, que tem validade de dois anos, a clínica do filho do prefeito embolsa, desde julho deste ano, R$ 68.696,09 por mês, devendo contabilizar o total de R$ 1.648.706,16, até o final do contrato, previsto para agosto de 2023. Parece brincadeira, mas não é.
Garoto problemático e
muito conhecido na cidade
João Vítor é uma espécie de enfant terrible na administração do pai. Praticamente toda a cidade tem um caso para contar sobre o moço. Ele é responsável, por exemplo, por mandar para lanternagem boa parte da frota de veículos oficiais. Mas, de todos os prejuízos já causados ao Erário, o contrato da empresa que está em seu nome com o Detran deve bater o recorde – embora grande parte da população veja nele apenas um laranja. Pelo sim, pelo não, o acordo está assinado, a clínica, funcionando e a dinheirama, entrando.
Vereador denúncia caso de
improbidade administrativa
A denúncia sobre o contrato de credenciamento entre o Detran e a Transitclin foi protocolada na Câmara de Vereadores de Conceição do Araguaia pelo vereador Sharles Peixoto. Segundo o parlamentar, “o filho do prefeito é sócio de uma clínica que presta serviços para o Detran do governo do Estado”, o que considera “ crime de prevaricação, improbidade administrativa e um tipo de nepotismo cruzado, pois o prefeito afirma em vários vídeos que é amigo pessoal do governador do Pará”. Veja o áudio abaixo: