Um dos primos do governador, Igor Normando não é reconhecido por seus pares exatamente por ser um parlamentar trabalhador; muito pelo contrário. Sua ausência na última sessão da Casa não foi ‘sentida’, mas ‘denunciada’/Fotos: Divulgação.  

Rigorosamente, para evitar injustiças, não foram exatamente essas palavras saídas da boca de um deputado da Assembleia Legislativa em vacance, não bastasse o parlamentar, primo do governador Helder Barbalho, ser o presidente de uma das comissões mais importantes do Legislativo, a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Isso é o que se comenta nos corredores da Casa, onde, como em qualquer outro lugar, as paredes têm ouvidos. O fato é que a resposta tanto respondeu ao chamado das secretárias que o acionaram sabe-se lá aonde, quanto dizem quem é Igor Normando – um parlamentar muito novo, zeloso e amoroso com o mundo pet, mas, inexperiente para o cargo, que ocupa graças ao parentesco e ponto final.

O deputado estadual Igor Normando finge que trabalha. Quem faz todo o trabalho mesmo são os técnicos da Comissão que preside.

Tem quem faça, ora…

A verdade é que tanto a aprovação das contas quanto do valor que há de ser gasto no próximo ano – pauta, inclusive, da próxima e última sessão plenária de 2022 – dependem bem mais do esforço de técnicos do que o conhecimento do parlamentar sobre o assunto. A ele cabe a canetada final, já que, independentemente do que possa ser discutido, inserido ou excluído do documento – ou seria no contexto? – está tudo no script – escrito pelo governador e seus técnicos com todas as letras.

Todos, menos ele

Até as 10h30 da ultima terça-feira, apenas 15 parlamentares haviam registrado presença na Assembleia Legislativa – menos o presidente, deputado Chicão Melo, que guarda luto pelo falecimento de sua genitora. Tanto que foi preciso ligar para muita gente para evitar que todos os projetos migrassem para a última sessão do ano, pacote que não poderia ser vencido nem à base do “tantas quantas”.

Mas, para o bem de todos e felicidade geral do Estado do Pará, acabou que todos os parlamentares chegaram por volta das 11 horas, votaram os projetos e retornaram para suas ocupações habituais.

Perdão: todos não – Igor Normando continua ‘viajando a passeio’…