MS aponta Pará como epicentro
de casos de sarampo no País

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde aponta que somente neste ano foram registrados 8.217 casos e sete mortes por sarampo no País, considerando dados que compreendem o período de 29 de dezembro de 2019 a 17 de outubro de 2020. O mais preocupante da informação, porém é o fato de o Pará aparecer como epicentro da doença. Segundo o boletim, o Estado vive um verdadeiro surto de sarampo, com o registro de 5.294 casos confirmados, o que equivale a 64% do total de casos registrados em todo o País e com cinco mortes notificadas, ou 71% dos casos registrados Brasil afora.

Crise no Amapá

Dados do Conselho Nacional de Saúde apontam que o Amapá contabiliza 55.885 casos confirmados da Covid-19 e 785 óbitos, além dos problemas com a energia elétrica, prejuízos financeiros e a privação de direitos básicos da população. Somente na primeira semana deste mês foram registrados 802 casos da doença. Já na semana do dia 8 ao dia 14, mais 2.006 casos, aumento de mais de 250%. Os mortos na primeira semana do mês foram quatro, subindo para 14 óbitos na semana seguinte, totalizando aumento de 600%.

Força, Nilson

O cantor Nilson Chaves (foto), que chegou a ser dado como vítima fatal de Covid-19 nas redes sociais – o que gerou reações diversas pela irresponsabilidade da informação -, está se recuperando bem da doença depois de mais de 20 dias de internação. Ontem, o cantor deixou a Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa do Pará.  Autor de grandes sucessos da música paraense, Nilson Chaves foi festejado ao retornar para a enfermaria do hospital, quando presentes entoaram “Sabor marajoara”, um dos seus sucessos musicais.

Divulgação

Espaço ocupado

A Região Metropolitana de Belém, que compreende cinco municípios, deverá contabilizar mais de 2 milhões de habitantes tão logo seja concluído o Censo 2021 do IBGE, adiado deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. Esse crescimento vertiginoso se deve à chegada de empresas atacadistas, de logística, de equipamentos e de veículos que se instalam na região a ponto de Ananindeua não contar mais com espaços atrativos a preços convidativos, incluindo a Alça Viária, praticamente  toda ocupada. Em toda a Grande Belém os preços de terrenos para novos negócios estão na casa dos três dígitos.

Novos negócios

A Junta Comercial do Pará registrou 15 mil novas empresas entre 14 e 17 deste mês, período em que promoveu isenção do pagamento do preço público. O número representa crescimento de 24% na abertura de novos negócios na comparação com o ano passado, quando foram registradas 12 mil empresas. O destaque ficou por conta da formalização de mais de 10 mil microempreendedores individuais, seguida da modalidade sociedade empresária limitada. Como se vê, a pandemia por si só não inibe o empreendedorismo.

Melhor não ir

Decididamente, não vale a pena sair de Belém em um fim de semana para, por exemplo, dar um rolê em Mosqueiro. Quem tenta retornar nas primeiras horas da tarde vai se deparar com o mesmo e irritante engarrafamento ao longo do trecho da BR-316 entre Benevides e o Entroncamento. Pior que isso é a total ausência de agentes da Polícia Rodoviária para controlar o tráfego e inibir os infratores que, na pressa, se valem do acostamento, ameaçando condutores, ciclistas e pedestres. Um horror sem fim.

Desistiu, pagou

Cliente de Belém que fez duas reservas em hotel do interior do São Paulo através do Booking.com e desistiu da viagem corre o risco de pagar dobrado. O hotel alega não ter sido comunicado da desistência e avisa que cancelamentos devem obrigatoriamente ser feitos pela agência de viagem, o que ocorreu, de fato. Ligar diretamente para o hotel é impossível: “As ligações em português estão congestionadas”, avisa a gerência. A solução é cancelar tudo e fazer nova reserva, com risco de não conseguir vaga. Imbróglio de tempos de pandemia.

Linha dura

Os partidos que compõe o chamado Centrão conquistaram 57% dos votos nos 200 municípios com maior número de famílias aquinhoadas pelo auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal, benefício que vai entrar dezembro com valor menor. O ministro Paulo Guedes já anunciou que em janeiro retoma o padrão fiscal, com teto de gastos controlados e nem uma eventual segunda de Covid-19 deverá tirar o governo da linha dura, sob pena de quebradeira. Então é de se perguntar: E agora, José? 

Caça aos insetos

O jornal “Le Monde” dá conta de que, na Alemanha, estaria em curso uma verdadeira extinção de insetos, cujos efeitos nas cadeias alimentares, na alimentação deles e no meio ambiente são incalculáveis. A culpa é atribuída às práticas agrícolas convencionais – por lá, em particular, o uso excessivo de pesticidas químicos sintéticos. Os efeitos das substâncias ativas nas abelhas, responsáveis pela polinização, devem ser testados na Europa antes de serem colocados no mercado.

  • O Ministério de Minas e Energia garante que o fornecimento de energia no Amapá foi 100% restabelecido ontem, depois de 22 dias com problemas na distribuição.
  • O Senai Pará cedeu dois geradores de energia para atender as unidades do Sesi e do Senai em Macapá. Os equipamentos atendem as demandas das unidades para que as aulas e demais atividades não sejam paralisadas.
  • A iniciativa foi liderada pelo presidente da Fiepa, José Conrado, pelo diretor regional do Senai e pelo superintendente do Sesi.
  • A juíza Cláudia Favacho, da 3ª Vara Criminal do Distrito de Icoaraci, adotou fluxo de trabalho específico para o atendimento e análise das medidas protetivas em favor das mulheres. A ideia e prestar rápido atendimento às vítimas de violência.
  • A OAB e Escola Superior de Advocacia promovem dias 9 e 10 de dezembro a oitava edição da Conferência Estadual da Advocacia, reunindo palestrantes respeitados no mundo jurídico paraense brasileiro.
  • A Pró-Saúde está com vagas de emprego abertas nos hospitais públicos Ananindeua, Altamira, Marabá, e em dois hospitais privados, em Parauapebas e Canaã dos Carajás.
  • O Twitter foi a rede social preferida dos candidatos nas eleições municipais deste ano em todo o País, ao contrário do que ocorreu em 2018, com o Whatsapp.
  • O Judiciário paraense nomeou mais 82 novos servidores na última segunda-feira, do total de 101 convocados em 28 de outubro. Dezenove perderam o interesse pela convocação.
  • O Igeprev iniciou nesta semana o Censo Previdenciário 2020. Devem se habilitara aposentados e pensionistas do Estado, civis e militares, pensionistas do TJ e da Alepa.
  • O Hospital Ofir Loyola irá abrir processo seletivo simplificado de contratação temporária para 35 vagas distribuídas entre nível médio, técnico e superior.
  • As 65 ações socioambientais da MRN, que atendem mais de 100 mil pessoas anualmente no oeste paraense, serão compartilhadas pela gerente de comunicação da mineradora, Karen Gatti, no Fórum Negócios de Impacto Social.
  • A iniciativa do evento é da Redes-Fiepa, e acontece hoje, das 15h30 às 17h30, na programação online da Exposibram 2020.