Levantamento feito pelo Índice FinanZero de Empréstimo durante o mês de setembro aponta que foram feitas cerca de 5 milhões de consultas no Google de termos relacionados a “empréstimo para negativado liberado na hora”, representando crescimento de absurdos 31.150% em comparação a meses anteriores. No entanto, a obtenção de crédito para pessoas que estão negativadas não é tão simples que se possa resolver com apenas alguns cliques. As instituições que concedem crédito levam em conta diversos fatores da vida financeira do pretendente para a tomada de decisão da concessão ou não do crédito.
Bons e maus pagadores
SCPC e Serasa, que detêm majoritariamente o controle das informações financeiras dos brasileiros possuem o que chamam de score, a pontuação daquele usuário, que classifica o usuário como péssimo, ruim, bom ou muito bom pagador de suas obrigações financeiras e, apesar de haverem opiniões bastante divididas a respeito da forma como essas empresas classificam os brasileiros, é muito fácil afirmar que são cruciais para concessão de crédito no mercado.
Em busca de auxiliar o brasileiro ‘enforcado’ em dívidas, empresas buscam fornecer soluções mais acessíveis aos consumidores que precisam daquele fôlego na conta bancária, inclusive com uso do limite do cartão de crédito do pretendente e taxas inferiores às de empréstimos convencionais.
Saída no cartão de crédito
Empréstimos feitos através do limite disponível no cartão de crédito tendem a possuir uma taxa menor comparada a outras modalidades, principalmente pelo risco zero de inadimplência. O valor liberado para o empréstimo é descontado imediatamente do cartão de crédito com limite disponível, o que faz com que a empresa fornecedora do crédito não tenha risco de sofrer o famoso ‘calote’. É preciso que o pretendente ao crédito compreenda claramente que, para que esse crédito seja fornecido, ele precisa ter o limite pretendido como saldo disponível no cartão de crédito