Governador do Pará sinaliza

preferência na eleição do MP

Primeiro e único na história do Pará a ter pedido de afastamento do cargo impetrado pelo Ministério Público, o governador Hélder Barbalho sinaliza sua preferência por três dos seis candidatos que disputam a Procuradoria-Geral do MP, na briga de foice travada com o atual PGJ, Gilberto Martins. Ao apontar os seis candidatos que concorrem à lista tríplice, o jornal “Diário do Pará” dá a senha preferencial: Cesar Mattar, Franklin Lobato e Armando Brasil, não necessariamente nessa ordem. Como diria o caboclo, para o bom entendedor…

Energia cara

O que se diz é que o Ministério das Minas e Energia estuda aplicar novo reajuste nos preços da energia elétrica baseado nos custos da manutenção da operação de usinas térmicas a gás natural, por causa da seca que atinge a maioria dos reservatórios do País – mais de 75% da energia consumida no Brasil vêm de hidrelétricas. Outra justificativa, esta infame, seriam os custos da ampliação da autorização para que a Eletronorte contrate usinas emergenciais a óleo para suprir o Estado do Amapá, por causa do apagão.

Mimado é pouco

O presidente Jair Bolsonaro (foto) já avisou: partido para ele se filiar tem de jurar obediência, apoio total e irrestrito e poderes absolutos. Tem que  seguir sua linha pragmática em defesa de milícias, garimpeiros, madeireiros, movimentos raciais brancos e homofóbicos – pelo “bem da família, da tradição e da pátria”. Qualquer semelhança com a antiga Tradição Família e Pátria ou com a Klu Klux Klan parece mera coincidência, mas…

Divulgação

Ele de novo

Em Altamira, o prefeito Domingos Juvenil continua sendo alvo de operações da Polícia Federal e do Ministério Público Estadual. A mais recente, a chamada “Operação Prenúncio”, ocorreu ontem para combater fraudes em licitações realizadas pelo Executivo que causaram dano estimado ao Erário, superior a R$ 10 milhões. O prefeito Domingos Juvenil, entre outros agentes públicos, e os sócios da empresa Arapujá Construções e Serviços Ltda, estão entre os investigados.

Ainda bem

Na última segunda, o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a dificuldade de tirar do papel o Partido Aliança pelo Brasil. Caso a sigla não deslanche, o chefe do Executivo prevê que, em março, terá uma nova opção, devendo se filiar a um partido já existente. A declaração, sem mais detalhes, foi feita em resposta a uma apoiadora. Seja lá qual for a saída, o presidente quer mesmo é um partido para chamar de seu. Estilo bem Brasil.

Maus tratos

O caso de um idoso de 81 anos, doente de Alzheimer, que estava sofrendo maus tratos na própria casa vem movimentando a cidade de Óbidos, oeste do Pará. Tem processo nas mãos do juiz da comarca à espera de decisão. Nos bastidores corre que, além de sofrer maus tratos, o idoso está tendo bens tomados na “marra” por filhos adotivos, os mesmos que são acusados de maus tratos. O caso envolve dono de cartório e políticos. A violência veio à tona porque o idoso gritou por socorro na rua e foi gravado em vídeo.

Segunda onda

Grupo de pesquisadores brasileiros publicou nota técnica afirmando que o Brasil vive o “início de uma 2ª onda” da pandemia do novo coronavírus. Segundo a nota, “a situação do País se deteriorou fortemente nas últimas duas semanas, e o início de uma 2ª onda de crescimento de casos já é evidente em quase todos os Estados, particularmente nas regiões mais populosas”. O documento é assinado por cientistas da Universidade Federal de São João del-Rei (RG), Unifesp, Uneb e da UnB, entre outras instituições.

Puxa e encolhe

Mesmo com cofres em baixa – se é que estão -,  e à revelia do ministro Paulo Guedes, o governo admite prorrogar o chamado “coronavoucher” para auxílio emergencial de famílias de baixa renda. O aumento dos casos de Covid-19 em todo o País, a retomada da economia, com a abertura do comércio e serviços, e a proximidade da vacina a ser aplicada em massa a partir do ano que vem estariam garantindo novo alento ao sistema, que poderá beneficiar as classes mais necessitadas, como tem ocorrido nesse período. 

Respeito é bom

Cliente do Banco do Brasil que teve conta bloqueada passou poucas e boas dentro na Agência Conselheiro Furtado. Apenas dois caixas faziam o atendimento. Para piorar, duas filas foram formadas para atendimento, sendo uma dentro e outra fora da agência. O mesmo funcionário que entregava as senhas era um dos caixas. Ou seja, o cliente tinha que aguardar o revezamento entre a entrega da senha e o atendimento ao público.

Livre pensar

Essa “caça” a termos supostamente racistas, como “lista negra” e outros vêm rendendo as mais diversas ilações Brasil afora. Como negra é a definição de uma raça, se for modificado para “preta”, sendo o preto uma cor, ou melhor, a ausência de cor, a mudança seria apenas uma solução politicamente correta? “Lista cinza” seria a solução? Há quem veja exagero nessa denúncia de racismo em um país com 56,10% de afrodescendentes, mas, quando “se sentirem” maioria, que tratamento será dado aos índios, brancos e asiáticos?

  • O IAP promove live, hoje, em homenagem ao centenário do ex-governador Aloysio Chaves, com depoimentos de membros da família, do advogado Sérgio Couto, do jurista Zeno Veloso e do desembargador Milton Nobre.
  • Dentre muita gente querida que a Covid-19 tirou do nosso convívio a coluna destaca o engenheiro agrônomo Moisés Moreira dos Santos, paraense de Belterra que dedicou sua vida à família, aos amigos e ao trabalho.
  • Moisés foi superintendente da Ceplac, secretário Transporte, petista histórico e compromissado com a questão social, além de apreciar um bom jogo de futebol como torcedor do Paysandu.
  • De janeiro a outubro deste ano, o Hospital Metropolitano recebeu 3.729 pacientes vítimas de acidentes de trânsito. No mesmo período de 2019 foram 3.476, aumento de 7,27%.
  • Em relação ao número de óbitos, nos dez primeiros meses de 2019 e de 2020, os dados são os mesmos: 139 pessoas não resistiram aos ferimentos.
  • O primeiro painel do Mundo Senai, amanhã, vai abordar a aplicação da tecnologia na educação e as transformações que essa prática tem provocado na formação de profissionais cada vez mais capacitados.
  • O TJ turbinou a internet nas 25 unidades do interior do Pará passando a operar com links de 100 megas, via rede de fibra ótica, cinco vezes mais rápido do que costumavam operar.
  • Desiludido com a derrota de seus candidatos no primeiro turno das eleições, o presidente Jair Bolsonaro admite deixar o eleitor eleger quem achar melhor, sem sua  interferência. 
  • Por que a Petrobrás não subsidia o preço do gás de cozinha nesta pandemia e cumpre a promessa do ministro Paulo Guedes de minorar o preço do botijão, que nunca aconteceu?
  • Eleito com a maior votação no Marajó, o prefeito de Soure, Guto Gouvea, deve ser o novo presidente da associação dos municípios da região. Respaldado está.
  • O caso de um homem suspeito de estuprar a filha de 7 anos de idade em Santarém, no oeste do Pará, ainda está gerando muita revolta e indignação na população.
  • Na última segunda-feira, manifestantes protestaram em frente à Unimed, Sespa e Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente.
  • O suspeito é Raylan Sebastião Matos, que foi candidato a vereador em Aveiro. O homem foi afastado da Unimed, onde atuava como enfermeiro.
  • A NTW Contabilidade e Gestão Empresarial, maior rede de franquias de escritórios de contabilidade da América Latina, inaugura unidade em Ananindeua.